Tempo de leitura: 4 minutos
VEJA INFORMAÇÕES SOBRE VIAGENS PARA MENDOZA AO FIM DESSE POST.
Conhecida como “terra do sol e do vinho”, não há uma época ruim para visitar Mendoza. Para quem gosta dos dias ensolarados, a cidade desfruta de, em média, 300 dias de sol por ano e é raridade chover. Aos apreciadores de vinho, a dica é visitar a cidade na época da colheita, entre fevereiro e março. Além de poder observar e participar do processo de apanhamento e fabricação das uvas, o turista interessado pode até hospedar-se num dos hotéis-vinícolas disponíveis. Você já imaginou ir pra lá na época em que as uvas da região estão prontas para serem transformadas em vinho? A beleza da folhagem, o perfume da fruta direto da parreira, divertir-se pisando nas uvas, andando de bicicleta entre vinhedos recheados de belos cachos e ainda esbaldar-se nas degustações enogastronômicas, provar o vinho e comer a uva no pé… um verdadeiro deleite aos sentidos!
É nesta época que os argentinos celebram a “Fiesta Nacional de La Vendimia”, um dos eventos mais populares da Argentina. A celebração, que oferece apresentações típicas, shows e até eleição para a rainha do festival, foi eleita pela National Geographic como um dos melhores festivais de colheita do mundo.
Para os amantes de aventura e natureza, o lugar é um prato cheio, pois além da cidade, Mendoza oferece variadas opções de esportes como caminhada, windsurf, parapente, trekking, ciclismo, caiaque, asa delta, esqui aquático, equitação, rafting e até escalada.
Embora os dias de sol e a temporada de outono sejam o forte das terras mendoncinas, o inverno também tem seus encantos. O período conta com passeio e caminhadas pela Ruta 7 em busca da majestosa Cordilheira dos Andes, passando por lugares maravilhosos, como Potrerillos, Picheuta, Penitentes, a beleza de Uspallata e o espírito ancestral Puente del Inca e a “Estación de los Penitentes” que é também localizada nos Andes e a aproximadamente 160 quilômetros de Mendoza. É conhecida por ter as melhores pistas para snowboarding, além do tradicional esqui, que na temporada de junho a agosto torna-se imbatível. Tudo isso só é possível graças às paisagens montanhosas que o lugar proporciona, com seus muitos caminhos naturais, vales, montanhas, rios e lagos. Apesar do frio nas regiões mais altas, na cidade o clima invernal é ensolarado e ameno.
Por ser localizada aos pés da soberana Cordilheira dos Andes, Mendoza oferece inúmeras possibilidades de roteiro. Com uma população de aproximadamente 113 mil habitantes, a cidade argentina possui um clima pacífico, calmo e agradável, façanha que outras pouquíssimas grandes cidades conseguem alcançar. No centro da cidade, inclusive, mesmo com todo aquele típico contexto urbano, não é necessário muito esforço para se deparar com tranquilas praças arborizadas, como a “Plaza España”, que é uma homenagem à conexão histórica entre Argentina e Espanha; a “Plaza de la Independência”, cercada por belos prédios, ou o “Parque General San Martín”, perfeito para fazer um passeio, relaxar ou visitar o zoológico. Uma dica cultural é dar uma passada no “Museo fundacional”, que é dedicado à história da cidade e preserva as escavações da prefeitura colonial, arruinada por um violento terremoto em 1861, além dos charmosos cafés e restaurantes, claro, onde você pode se deliciar com carnes grelhadas divinas, pratos da cozinha internacional com toques étnicos, fortes influências italiana e espanhola, empanadas, doce de leite e maravilhosos vinhos.
Ainda para os interessados num bom vinho, vale ressaltar que a província de Mendoza produz 70% do vinho argentino, e consequentemente, torna-se um destino acessível para experimentar alguns dos melhores vinhos do mundo. Por isso, a cidade e suas bodegas possibilitam aos turistas a opção de realizarem os passeios e degustações de vinho mesmo de ônibus, que saem da estação rodoviária ou da chamada rua de “La Rioja”. A cidade andina vizinha é uma ótima base para excursões de rafting de diversos níveis. Ou até relaxar nas águas termais de Cacheuta, município que fica a 40 km a oeste de Mendoza.
Para chegar na terra do sol e do vinho de avião, tem o pequeno aeroporto de “El Plumerillo”, na cidade, com conexões para Chile, Buenos Aires e Santiago. Já de ônibus, uma infinidade de destinos nacionais e internacionais são rotas diárias da rodoviária, localizada a cerca de 2 km do centro.
Mendoza é um destino a ser visitado durante todo o ano. Cada estação tem seu encanto e peculiaridade e o visitante sempre poderá contar com diversas atividades, basta escolher a época que mais combina consigo, de acordo com suas particularidades e roteiro desejado, e aproveitar tudo o que as maravilhosas terras mendocinas oferecem.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES
Telefone: +55 (11) 5081-3506 WhatsApp: +55 (11) 98456-3506 [ou clique aqui]
Email: regina@uptravel.com.br
Endereço: Rua Santa Cruz, 722 – Vila Mariana – CEP 04122-000