Tempo de leitura: 8 minutos
Um dos lugares mais incríveis que visitei: Ilha de Malta
Um pontinho no Mar Mediterrâneo com vizinhos como Tunísia, Líbia e Itália muitos perguntam, Malta: Uma ilha da Itália? Um país? Uma cidade?
Um país é a resposta! Um micro-país, 30 vezes menor do que a ilha da Sicilia, e menor que a cidade de Florianópolis!
O país tem apenas 316 km², sendo o décimo menor país do mundo, mas com localidades únicas e com uma grande diversidade de paisagens. Mais especificamente, o país soberano Malta se situa numa Ilha rochosa a 93 quilômetros ao sul da Sicília, aquela grande ilha italiana.
Apesar de estar próximo da África e de ter um pé nas arábias, Malta é um país Europeu.
É um membro das Nações Unidas desde de 1964 e membro da União Européia desde de 2004. Malta é também parte do Acordo de Schengen desde de 2007 e membro da Zona do Euro desde de 2008.
O Maltês é a língua nacional e o inglês é a língua co-oficial.
Com cerca de 438 mil habitantes, é um dos destinos mais espetaculares da Europa. Abaixo 03 motivos para você se encantar com Malta:
- Facilidade de acesso
Acessível de vários pontos da Europa por vôos diretos, via Barcelona, Istambul, Londres, de Roma a Malta são somente 1h25, de Paris 02h35 e de Palermo na Sicilia somente 00h50.
Além de avião ,barco, ferry, catamarã, ou simplesmente balsa.
A cidade italiana mais próxima e mais bem servida de ferrys para Malta é Pozzalo, na Sicília. O tempo de viagem entre Valetta (capital de Malta) e Pozzalo é inferior a duas horas, mais ou menos 1h40. Já imaginou, que luxo, dar um pulinho na Sicilia e visitar o vulcão Etna ou as belas praia de lá? E tem mais, acabei de pesquisar, um voo direto de Barcelona para Malta, esta saindo €122,00✈ , uma pechincha!
- Praias paradisíacas, mar azul turquesa, cidades históricas, cavernas marítimas e algumas das construções mais antigas da humanidade.
A Beleza de suas Ilhas é Indescritível, dos arquipélagos malteses , 3 apenas são habitados:
- Malta, onde está a capital e muitas das escolas de inglês;
- Comino, onde está a famosa Blue Lagoon e apenas 4 habitantes;
- Gozo, onde está a bela cidade de Rabat e outros pontos turísticos.
Malta é ilha principal aonde ficam algumas belas praias a a linda e histórica capital Valeta , que é mais um grande ponto turístico do que uma cidade de verdade. Pequena ruas tomadas por turistas, lojinhas de souvenires, galerias históricas, restaurantes com mesinhas nas calçadas, museus, igrejas e vistas maravilhosas da baía, com certeza o melhor local para se hospedar.
A cultura e história de Malta datam de 7.000 AC, neste período Malta sofreu invasões de dos povos árabes, franceses, italianos e ingleses, herdando essas influências em suas construções, nos hábitos da população, no idioma, na aparência dos malteses e, na culinária.
Dos ingleses ficaram a língua, as cabines telefônicas e mão de direita dos carros. Dos Italianos, a cozinha Mediterrânea, aonde não faltam as massas e pizzas.
Dos árabes, a influencia na língua maltesa e nomes de muitos lugares nas Ilhas. Também na Ilha principal fica a St. Peter Pool, um lugar incrível para nadar em Malta, precisa coragem para pular, mas vale muito a pena!
A minúscula ilha Comino, guarda as aguas mais azuis que você pode imaginar ver em toda sua vida, a Blue Lagoon é de deixar o queixo caído e você não pode deixar de mergulhar nessas aguas paradisíacas com natureza super preservada.
Para chegar, só de barco e no caminho você pode visitar as cavernas que ficam em alto mar.
O lugar é para curtir a água, a faixa de areia é bem pequena e logo fica lotada, se você for passar o dia inteiro é aconselhável levar seu próprio pic-nic. É a rusticidade do lugar e natureza que impressionam se andar a pé pela ilha fará algumas descobertas, como prainhas quase particulares… As imagens falam mais do que mil palavras.
A ilha do Gozo
Levante cedo para aproveitar o dia todo na Ilha, para chegar somente de ferry, a passagem de ida e volta pra Ilha de Gozo custa 4,60 Euros e cada trecho dura cerca de 20 minutos. É uma viagem bem tranquila: o barco é grande e conta com bar, restaurante, áreas abertas e fechadas.
À medida que a balsa ia se aproximando, já dá pra ver a beleza de Gozo.
A Ilha conta como ônibus turístico hop on hop off, que permite você circular pela ilha toda durante o dia, pagando apenas o ticket inicial.
As atrações de Gozo são :
- Os templos de Ggantija, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, datado de 3600/3200 AC, um dos monumentos mais antigos do mundo.
- A Cittadella, uma espécie de castelo fortificado que já serviu para proteger a cidade dos inúmeros ataques ela já sofreu ao longo dos séculos, que fica na capital, Rabat, também chamada Victoria.
Hoje, Citadela abriga a Catedral da Victoria que tem uma estátua do Papa João Paulo II bem na frente da entrada principal.
Mas a principal atração da ilha é sem dúvida Azure Window, que apesar de em março de 2017 ter desmourando, continua sendo um local mágico, é difícil de descrever aquela paisagem tão incrível, o chão, cheio de buracos, parece a Lua e aquele som do Mar batendo nas pedras, cheguei lá na hora do por-do-sol, foi incrivelmente mágico, só ficar ali parada naquele lugar era tudo que eu poderia fazer …. a beleza das pedras calcárias, esbranquiçadas em contraste com o mar e a vegetação.
Erosões e o movimento da água criaram esculturas únicas, com a luz do sol se pondo, um sonho!
A ilha possui sensacionais areias vermelho alaranjadas e águas perfeitas para o mergulho com snorkel na impressionante Ramla Bay, se puder reserve outro dia pra voltar.
- Hospitalidade, Custo de Vida, Segurança e Cenário de Vários Filmes.
Para quem, como eu saiu de Mônaco e desceu em Malta, a impressão que eu tive é que a ilha estava em liquidação!!! Malta possui um dos menores custos de vida de toda a Europa e não foi afetada pela crise do Euro.
Um povo alegre e hospitaleiro e pasmem,Malta é considerado o segundo país mais seguro do Mundo, atrás apenas do Qatar. Dá pra entender porque eu não queria mais voltar?
Além de tudo isso Malta , um pais tão pequeno foi cenário de filmes e se você é como eu apaixonando por filmes e viagens ai estão alguns filmes que foram rodados em Malta:
Conde de Monte Cristo: na ilha de Cumino está a torre se Santa Maria aonde foi filmado o longa metragem o Conde de Monte Cristo.
Em Azure Window, cenário de Game Of Thrones (Ep.1, temporada 1 – cena de casamento de Daenerys & Drogo. Vários outros lugares de Malta aparecem na série.
A Vila do Marinheiro Popeye– construída em 1979 para ser cenário do filme do marinheiro, continua preservada e atualmente, o local virou um museu a céu aberto que atrai turistas do mundo todo para conhecer esta Vila pitoresca.
E ainda está sendo filmado, com expectativa de chegar ao cinemas na Páscoa de 2018 o filme Paulo, o apóstolo de Cristo, segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, no ano 60 da era cristã, São Paulo estava sendo levado a Roma para seu julgamento quando o barco naufragou e chegou à costa maltesa, todos os tripulantes do navio sobreviveram.Em Malta, Paulo foi picado por uma cobra venenosa e nada sofreu.No inverno foi convidado pelo governador da ilha daquela época, o romano Públio para se hospedar em sua casa aonde seu pai estava ardendo em febre no seu leito de morte e Paulo o curou, através desses milagres promoveu a conversão de seus habitantes. A partir desta data, os malteses aderiram ao Cristianismo e permanecem-lhe fiéis até hoje. Malta foi o primeira colônia romana a se converter ao cristianismo.
E agora que você ja está convencido a ir , qual a melhor época?
Os meses recomendados são na primavera e verão, entre MARÇO e OUTUBRO, mas particularmente acho que se você tem somente alguns dias em Malta e quer que eles sejam perfeitos, vá em JUNHO ou SETEMBRO, nestes meses você terá sol e praia na temperatura ideal durante o dia. À noite, um pouquinho de frio, nada que incomode, mas que é bom pra tomar um vinho. Tudo isso com preços justos e sem superlotação. Porém, muitos se enganam achando que o outono e inverno são períodos ruins para conhecer a ilha, pois mesmo com temperaturas mais baixas e muito vento, o sol sempre aparece.