Tempo de leitura: 3 minutos
Coloque na lista coisas que você tem que fazer pelo menos uma vez na vida:
O Carnaval de Veneza é magico, é único. Muito diferente do nosso Carnaval, um carnaval curioso, animado pelo glamour das roupas, das pessoas, e em certos momentos você tem certeza de estar no meio de uma sessão de volta ao passado, para ser mais exata uma volta ao período da pré-Renascença.
Você só se vê obrigado a acordar do sonho quando esbarra na grande quantidade de turistas que vem participar da festa.
Inesquecível é beber um Bellini no Harry’s Bar.Cerveja aqui nem pensar! O que faz parte do “style” é fazer um belo aperitivo, beber um espumante e apreciar as máscaras.
A maioria dos eventos acontece ao ar livre em torno da Praça de São Marcos, como o desfile de máscaras .
A Piazza de San Marco é o ponto principal do Carnaval, é ali que fica o palco e é lá que você irá encontrar as fantasias mais extraordinárias.
Há também, muita atividade nos campos, chamados piccole piazze de Veneza, tudo gratuito.
A municipalidade se encarrega de oferecer atrações para todas as idades e muitas delas são absolutamente gratuitas. Quem passa o Carnaval em Veneza tem a oportunidade de assistir a regatas à fantasia no Grande Canal, teatro de marionetes nas ruas, concertos, peças de teatro, filmes, cantores, músicos, concursos de desenho, de máscaras e de fantasias. Consulte as datas e a programação oficial: http://www.carnevale.venezia.it/en/
À noite, pode alternar entre uma praça e outra, em festas organizadas pela cidade de Veneza ou nos teatros. Há festas fechadas particulares à noite, os valores vão de €300 a €1000.
Além disso, há vários concertos de música clássica em igrejas como a de San Zacaria, San Vidal, St. Maria della Visitazione ou St. Maria del Giglio, ou óperas em igrejas e escolas.
Para os amantes do Carnaval festeiro e boêmio, Veneza também tem várias opções, especialmente nas praças repletas de estudantes como Campo de St. Margherita, Campo St. Maria Formosa e Campo Santi Apostoli.
Não há alternativa careta para o carnaval de Veneza. Você só é respeitado se for mais um e não for de ninguém. Dar as caras é uma ofensa. Por isso a primeira coisa a fazer para entrar na festa é se fantasiar: Veneza vive da fantasia de se fantasiar no carnaval.
Se não quiser vestir um traje completo compre uma máscara.
Calendário das festas de fevereiro de 2018
11 fevereiro 2018- 12h-il Vollo dell’Aquila: Acontece na
Praça de São Marcos. Um convidado especial desce da Torre del Campanile pendurado em uma corda até o palco do evento, porém o nome do convidado não é revelado antes, é um segredo!
11 fevereiro 2018-15h-Concorso della Maschera più bella, onde para concorrer você não paga nada. Basta inscrever-se no site oficial, e no dia do concurso comparecer na Piazza de San Marco com a sua fantasia, mas atenção, a fantasia deve ser bonita porque há uma pré-seleção.
13 de fevereiro 2018- 15h- A Festa delle Marie
Um desfile com as 12 donzelas venezianas que disputam o título de “a Maria mais bela”, junto com um grupo de figurantes, que sai às 13h30 da Piazza San Piero in Castelo, passando pela Riva degli Schiavoni, até chegar à Piazza San Marco às 16h. Todo o percurso é animado por artistas de rua e performances de vários tipos. A Maria mais bonita será eleita na terça de carnaval.
E por fim antes de acabar a festa, não deixe de dar aquela clássica passadinha pela Ponte dos Suspiros que é imprescindível.
Lá você pode lamentar à vontade que seus dias de férias estão por acabar e pode jurar para você mesmo voltar mil vezes a esse lugar mágico e louco.
“Every men lie but if you give them a mask they will be sincere.” Oscar Wilde.