Tempo de leitura: 7 minutos
Eslovênia e Croácia são dois países vizinhos que se complementam, o melhor caminho para quem pretende visitar é conhecer os dois países logo na mesma viagem! Isso porque não dá para deixar qualquer um deles de fora. Ambos os destinos são cheios de paisagens naturais e construções históricos, o que fazem da região um lugar incrível.
A Croácia é um país com uma longa costa no Mar Adriático com mais de mil ilhas e é atravessada pelo Alpes da Europa Central. Libertos de conflitos que marcaram sua história recente, os amáveis croatas agora andam leves e orgulhosos de mostrar ao mundo suas cidades medievais, sua rotina refinada, as idílicas praias de pedra da Dalmácia, azul do Mar Adriático e o verde dos Lagos de Plitvice.
Fazer turismo na Croácia é conhecer o melhor do continente europeu – como as encantadoras cidades de Dubrovnik e Split, que respiram arte e cultura , mas com aquele sabor especial de lugar ainda pouco explorado por brasileiros.
A Eslovênia parece um lugar distante e exótico, mas na verdade, é das regiões mais modernas do que foi um dia a antiga Iugoslávia. A partir de 1990 se formou a Eslovênia, uma minúscula nação de 20 mil km². que tem um pouco de tudo : banhada pelo Mar Adriático com águas transparentes e também com fronteira com a Itália e a Áustria que lhe garante uma boa extensão dos Alpes no norte do país. Nestas regiões montanhosas as paisagens se dividem entre grandes campos esverdeados e o maior complexo de cavernas de toda a Europa.
Quer mais? Com certeza existem muitos motivos para visitar esses dois países maravilhosos, listamos abaixo apenas alguns deles:
1. Croácia: mais de Mil Ilhas
Na área croata do mar Adriático há 698 ilhas, 389 ilhéus e 78 recifes, o que torna o arquipélago croata no maior do mar Adriático e no segundo maior do Mediterrâneo, após o arquipélago grego. Não deixe de alugar um barco e conhecer as ilhas de Ilhas Pakleni, em Hvar e também Korcula, a ilha paradisíaca da Croácia.
Hvar alterna a serenidade da sua marina cheia de glamour com o agito de algumas das melhores festas noturnas da Europa. Show!
2. Eslovênia a Capital Verde da Europa
O título dado a esta pequena cidade caiu como uma luva, afinal, verde é mesmo a cor do país do qual ela é a capital.
Com uma área de apenas 163.8 km, Liubliana já dá lições ‘verdes’ às outras capitais européias com 75% de sua superfície destinada a áreas verdes.
Há menos de uma década, o centro de Liubliana (ou Ljubljana) era tomado pelo tráfego e as margens dos rios davam espaço a estacionamentos, ao invés de agradáveis cafés. Hoje não circulam mais carros pelo centro e caminhar ou andar de bicicleta pela cidade passaram a ser alguns dos incríveis atrativos de uma das mais belas capitais da Europa.
3. Visitar os Lagos de Plitvice na Croácia
As águas cristalinas não são um privilégio das ilhas croatas. No continente, um espetáculo aquático sem igual no planeta é a principal atração do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. São 6 lagos de diversos tamanhos, cavernas e o local é repleto de formações de travertinos (um tipo de rocha calcária). As cascatas e corredeiras que fluem em diferentes sentidos por entre colinas verdejantes podem ser observadas de perto por quem caminha em uma passarela de madeira que serpenteia ao longo de 18 quilômetros. Patrimônio Natural da Humanidade, a reserva é habitada por cervos, ursos, lobos e mais de 120 espécies de pássaros.
4. Visitar o pitoresco Lago Bled na Eslovênia
O Lago Bled é o mais famoso dos 300 lagos eslovenos. Rodeado de montanhas e florestas, Não deixe de visitar seu imponente Castelo. Na ilha central com há uma igreja que se pode visitar de barco. Com a profundidade máxima de 30m e uma trilha de 6km ao redor, o lago oferece todos os tipos de atividades, como natação, pesca, remo, hiking ou ciclismo.
5. A Hospitalidade do povo
Tanto os croatas como os eslovenos são extremamente hospitaleiros, alegres e sabem muito bem receber os turistas. São solícitos e educados todo o tempo e fazem de tudo para agradar os visitantes. A atmosfera é contagiante e, além disso, o país é extremamente seguro e está muito bem preparado para receber os turistas. A estrutura é ótima e as experiências são únicas e inesquecíveis.
6. Andar pelos cenários do Game of Thrones
Faça um tour no local das filmagens de Game of Thrones:
Dubrovnik (Porto Real) – A cidade velha de Dubrovnik está rodeada por muros de pedra. Na escadaria barroca Jesuit Staircase, que leva à St. Ignatius Church, foi o local de uma das cenas mais inesquecíveis da série, a caminhada da vergonha, realizada pela Cersei. Em Ploce Gate, aconteceu a cena em que Cersei chega na Fortaleza Vermelha e se encontra com Montanha e Qyburn.
Endereços:
St. Ignatius Church: Poljana Ruđera Boškovića 7, 20000, Dubrovnik, Croácia.
Ploce Gate: Ul. Vrata od Ploča, 20000, Dubrovnik, Croácia.
Minceta Tower (Casa dos Imortais) – Fica na muralha de Dubrovnik. É onde Daenerys tenta achar a entrada para a Casa dos Imortais. No alto da muralha de Minceta Tower, foi gravada a cena de Daenerys procurando seus dragões.
Endereço: Ul. Ispod Minčete 9, 20000, Dubrovnik, Croácia.
Fort Lovrijenac, Dubrovnik (Fortaleza Vermelha) – É o coração de King’s Landing. Onde ocorreu várias cenas, como o torneio de honra do rei Joffrey. Na baía em frente à fortaleza foram filmadas cenas da Batalha de Blackwater.
Endereço: Ul. od Tabakarije 29, 20000, Dubrovnik, Croácia.
Rector’s Palace (Qarth) – Onde Daenerys pede barcos para os poderosos de Qarth
Endereço: Ul. Pred Dvorom 3, 20000, Dubrovnik, Croácia.
Pile Bay (Baía de Porto Real) – Onde Mycella retorna de Dorne e Sansa e Shae assistem os navios partirem na terceira temporada.
Split (Porto Real e Meeren) – O Palácio de Diocleciano se localiza na cidade de Split. Foram filmadas cenas dentro do palácio, retratando Porto Real. Também foi usado como sala do trono de Meeren e onde Daenerys prende os dragões (no porão do palácio). Ainda em Split, na rua Papaliceva, foram gravadas cenas da rebelião de escravos de Meeren. Na rua Papaliceva, em Split, foi filmada a cena da rebelião dos escravos.
Endereço: Ul. kralja Petra Krešimira lV 5, 21000, Split, Croácia.
7. Cenário espetacular: Praias rodeadas por cidades medievais
A tentadora mistura de praias para se esquecer do resto do mundo com preciosidades culturais seculares é o diferencial da costa dálmata. Já se imaginou nadando ao lado das enormes muralhas de Dubrovnik ou olhar o oceano do alto dessas muralhas? Faz qualquer um se apaixonar.
Praias lindas e paradisíacas? Natureza exuberante? Parques nacionais? Cachoeiras? Lagos? Trilhas? Passeios de barco? Agito? Passeios históricos? Aventuras? Boa gastronomia? Tudo isso e muito mais você encontrará na Eslovênia & Croácia, destinos ideais para suas próximas férias!
Gostou?
Então #vemcomaup curtir o agito do próximo verão europeu em grande estilo!
Veja o roteiro da nossa próxima viagem para a Croácia e Eslovênia: