Tempo de leitura: 4 minutos
Se, quando você pensa no Vietnã, a imagem que vem é da guerra, esqueça! O país já superou esses tempos sombrios e, embora tenha se tornado internacionalmente conhecido por suas batalhas em busca de independência e liberdade, raramente se ouve falar nesse assunto por lá.
Em passeios pelas principais metrópoles vietnamitas, é comum nos depararmos com a alegria e receptividade dos moradores, que são bem curiosos, simpáticos e dispostos a ajudar. Agora, quase 45 anos após o fim dos conflitos, o Vietnã vem chamando a atenção do Ocidente pela determinação e forma bem-sucedida de conduzir um período pós guerra. A população inspirada por um misto do mesmo espírito de luta que triunfou sobre os colonialistas franceses que buscavam o domínio da Indochina em 1954, e também sobre os Estados Unidos em 1975, que para combater o crescimento do socialismo atacou o país, luta com garra e alegria em busca da ascensão econômica e social do país.
A Capital Hanoi, também conhecida como a “Paris do Oriente”, surpreende com seus bairros nobres, com seus edifícios coloniais amarelo ocre, avenidas arborizadas e lagos cênicos, além de um estonteante comércio.
O Vietnã é um excelente lugar para fazer compras. Nos agitados centros comerciais, os turistas podem encontrar uma enorme variedade de produtos interessantes, como roupas, tecidos e sedas, pedras preciosas, joias e derivados. O artesanato é muito original e característico, extremamente presente em lojas de souvenir e o trabalho manual com laca é maravilhoso: caixas, travessas, pratos, vasos e quadros valem muito a pena! As pérolas e madrepérolas fazem a alegria dos turistas. Lá, você pode visitar e conhecer como é cultivada e extraída a pérola e depois escolher a sua preferida.
Em nossas visita a Hanoi tivemos a oportunidade de nos aventurarmos em um Took-took pelo bairro antigo, conhecido pelas suas 36 ruas de 36 mercadoria, e acredite, são muito mais do que você pode imaginar!
Principal destino turístico do Vietnã e um dos mais lindos cenários naturais de toda a Ásia, a baía de Halong Bay tornou-se Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1994, tamanha sua relevância. Seu nome, significa “baía onde o dragão desceu” e origina-se de uma lenda local. Segundo a crença, para proteger o Vietnã da invasão estrangeira, os deuses enviaram uma família de dragões que jogaram pedras de jade no mar. Essas pedras se transformaram em ilhas, formando uma barreira contra os invasores. Verdade ou mito, essas pedras gigantescas embelezam de maneira única o lugar, que rodeado de um mar verde torna sua beleza indescritível.
O arquipélago com cerca de 3000 pequenas ilhas é um local paradisíaco e está situado a apenas 150 km de distância da capital, Hanói.
Dica: vale muito apenas conhecer a baía Halong Bay fazendo um cruzeiro de 1 ou 2 noites.
Uma das peculiaridades do país, especialmente perceptível nas grandes metrópoles é o número impressionante de motocicletas que tomam conta das ruas das cidades. Um trânsito caótico é característica de quase todo e qualquer centro urbano e muitas motos circulando são marca disso, mas os vietnamitas possuem uma relação além da normal com esse meio de transporte. Devido à falta de opção e baixa qualidade em relação ao transporte público, em cidades como Ho Chi Minh City, ou a antiga Saigon, existem cerca de 7,5 milhões de motos registradas para uma população de 8 milhões de pessoas. O transporte público precário transformou as motocicletas não somente numa opção melhor de locomoção, como também em sonho de consumo e até em parte da cultura local. Frequentemente vê-se famílias inteiras equilibrando-se numa única moto ou alguém lendo, cochilando ou até comendo encostado em motos estacionadas. A proporção é tão absurda que, para cada criança que nasce, já se existe meia moto rodando!
A culinária Vietnamita sofre forte influência francesa e é considerada uma das mais saudáveis do mundo. Os ingredientes frescos, pouco uso de óleo, legumes em abundância e o equilíbrio entre ervas e carnes extremamente frescas são algumas das características da culinária local. As frutas mais consumidas são as tropicais, de sabor bastante doce. Abacaxi, melancia, melões e lichias são facilmente encontradas por lá
Ficou com vontade de conhecer? Na sua próxima viagem, não se esqueça de incluir o Vietnã, planeje com antecedência e não terá surpresas!