5 Motivos para passar o Natal em Roma

Tempo de leitura: 4 minutos

1 – A Cidade Eterna se ilumina

Com 2771 anos de história, cultura, gastronomia e romantismo, Roma atrai milhões de turistas estrangeiros todos os anos. Especialmente em dezembro, Roma se transforma! Completamente iluminada e com uma atmosfera incrivelmente mágica, a capital italiana exibe praças e vias dignas de filme. É o caso da Piazza Venezia e Del Popolo, que fazem parte da Via Del Corso e a cada ano são decoradas de forma diferente, nunca perdendo o charme, claro.

Outras vias paralelas também não ficam devendo nada quanto à glamour: a Via Dei Condotti certa vez usou cerca de 40 mil micro lâmpadas LED, encantando os turistas e romanos que por ali passavam. Árvores de natal também se espalham pela cidade, todas muito grandes e enfeitadas, como a que tradicionalmente é exposta em frente ao Coliseu, além dos presépios, como o de tamanho original da Piazza San Pietro. Contudo, todos esses adornos só são vistos a partir do dia 8 de dezembro, feriado da Imaculada Conceição. Ao contrário do Brasil, onde em novembro já se vê os lugares em clima natalino, em Roma só se acendem as luzes e decoram árvores no oitavo dia de dezembro. Outro fato curioso é que o menino Jesus só é colocado nos presépios na noite do dia 24, simbolizando seu nascimento. Antes disso, os presépios ficam incompletos.

PesebreArbolNavidadVaticano_LaurenCaterACIPrensa_171115

lights.jpg-large

2 – “Missa do Galo”

A “Missa do Galo”, como é conhecida a missa de celebração da noite natalina, é um evento emocionante na Basílica di San Pietro. Pelo fato de ser extremamente concorrida, deve ser agendada com bastante antecedência. Cerca de 6 meses antes do evento deve-se enviar uma carta para a secretaria do Vaticano solicitando os ingressos, que são liberados para retirada nos portões da Basílica, tudo muito organizado. Mas, caso não tenha se planejado, você poderá assistir à celebração, que acontece as 21h na Piazza San Pietro, onde são colocados muitos telões e bancos, na companhia de muitos outros turistas e romanos. Agora se prepare, pois haverá muito frio, então não poupe casacos, gorros e cachecóis. Se quiser jantar, é melhor pensar numa outra alternativa que não seja comer fora, pois muitos restaurantes fecham e o transporte público termina cedo. Mesmo assim, vale a pena, já que o espírito de Natal está no ar!

vaticanopapa_galo

3 – Mercados de natal à italiana

Não tão famosos quanto os mercados natalinos alemães, mas nem por isso menos belos, os mercadinhos de natal de Roma não ficam devendo nada. O mais tradicional deles está localizado na Piazza Navona, com suas construções do século XVI em estilo barroco e vai até o início de janeiro. Para quem prefere uma opção próxima ao metrô, tem o Mercadinho Piazza Re Di Roma, que acontece em frente a estação, na linha A e também conta com clima de magia, uma super iluminação, produtos locais, comidinhas e bebidas, além de ideias de presentes e artesanatos da região, lembrando as festividades.

feirinha3

4 – Uma atração imperdível: 100PRESEPI

Uma mostra cujo objetivo é perpetuar a arte e tradição italiana do presépio. Atualmente, conta com cerca de 170 presépios, de várias regiões da Itália e de outros 72 países, e já dura 40 anos. Muita criatividade e materiais inusitados são utilizados, vale a pena conferir! A exposição acontece a partir de 26 de novembro e vai até 10 de janeiro.

Exposição-100-Presepi-Presepios-no-Natal-em-Roma-Blog-Vou-pra-Roma

5 – A Gastronomia

Que a Itália tem uma das gastronomias mais famosas e mundialmente apreciadas, não é novidade. E, como capital, Roma representa bem o país. Massas dignas de se “comer rezando”, somadas aos molhos de tomate fresco ou ao tradicionalíssimo molho carbonara, o queijo pecorino e azeites, além das trufas frescas vindos da Toscana, fazem o deleite de qualquer ser humano. Roma também reúne algumas das melhores pizzarias do país, que ao contrário de outras regiões por lá, vem com a massa fininha e crocante. Um cappuccino acompanhado de um cornetto (uma espécie de croissant italiano) também é uma ótima escolha. Mas, cuidado! Pedir a bebida composta por café com leite após as 11h da manhã é considerado uma gafe, por atrapalhar a digestão, segundo os italianos. Não vai querer um olhar atravessado do garçom, não é mesmo?

Pizza-Di-Roma-About-Us-02-1024x683

caffe-cantu-cappuccino

E existem muitos outros motivos pra ver ou rever Roma. Tem atrações turísticas mundialmente conhecidas, tem outlet de moda próximos a cidade, está a um pulo da Toscana e seus campos, também está no caminho da Costa Amalfitana e é parada obrigatória para aqueles que estão descobrindo agora a região da Puglia com seus encantadores recantos.

Ainda tem dúvidas?

Por muitos e muitas vezes referida como a “Cidade Eterna”, devido a ser a mais antiga cidade continuamente habitada do mundo, há uma crença por parte do antigo povo romano sobre o lugar. Acreditava-se que, independente do que acontecesse com o mundo e outros impérios, Roma duraria para sempre. Bom, sendo isso real ou não, o fato é que quando se visita essa metrópole tão mítica e maravilhosa, ela torna-se, inevitavelmente, eterna em seu coração!